VOCÊ É O VISITANTE Nº

Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

INCÊNDIO NO CENTRO COMERCIAL DE TIMBAÚBA



Duas viaturas de Bombeiros e bombeiros das Usinas Cruangi e Ôlho D'Água participaram nos trabalhos de debelar o fogo.
Por volta das quatro da manhã da segunda-feira, dia 23/11/09, na Casa Rural, notou-se um início de incêndio na área de depósito, onde diversos materias eram estocados. E aos poucos foi aumentando com o perigo de chegar a grandes proporções, o levou diversas pessoas a tomarem a decisão de arrombar a porta e tentar apagar o incêndio.
Junto à Casa Rual, outras firmas como a Padaria Aurora, e o Frigorífico poderiam ter sofrido estragos se as chamas não fossem debeladas a tempo graças a ação de visinhos e outros abnegados que, em atos heróicos, cairam na luta contra a fatalidade. Um dos visinhos, Raminho Sanfoneiro estava no local “Se não fosse a gente, tinha se acabado tudo. Os bombeiros chegaram agora já no final”. De fato, não podemos estabelecer, mas precisamos de uma unidade de Bombeiros na cidade, se não teremos que esperar, como agora, que venham de Jaboatão ou outra cidade onde tenha quartel dos soldados do fogo. A ajuda de soldados da ROCAN, Políciais Militares, viaturas de bombeiros das usinas Cruangi e Ôlho D’Água, fizeram a diferença no auge do acontecimento fatídico daquele dia quando todos se deram as mãos em ajuda aos atingidos pelo fogo.
VEJA MAIS NO JORNAL DE TIMBAÚBA QUE SAI NESTA SEGUNDA NAS BANCAS.

OAB -SECCIONAL TIMBAÚBA



CHAPA
11 VENCE POR 46 VOTOS A 16

Assim constituída, a chapa 11 venceu e assim ficou:

Presidente: Dr. Carlos Eduardo (Duduca)
Vice-Presidente: Dra. Patrícia Araújo da Costa
Secretário Geral: Dr. Diniz Batista de Pontes
Secretário Geral Adjunto: Dr. Martinho Virgílio de Aguiar
Tesoureiro: Lucyana Vasconcelos.

Todos tomarão posse em janeiro/2010.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OAB SECCIONAL TIMBAÚBA

ELEIÇÕES

N o próximo dia 26 deste(quinta-feira) estará se realizando em Timbaúba a eleção da OAB-Secional de Timbaúba.
A chapa 11 é liderada pelo candidado Advogado e Professor Dr. Carlos Eduardo, Duduca, candidato a presidente, com o apoio de vários colegas, como Dr. Antônio Apolinário, Dr. Severino Gomes da Silva (Tiba), Dr. Martinho Virgílio de Aguiar, entre outros.

A CHAPA
Assim constituída, a chapa 11 tem os seguintes postulantes:

Presidente: Dr. Carlos Eduardo (Duduca)
Vice-Presidente: Dra. Patrícia Araújo da Costa
Secretário Geral: Dr. Diniz Batista de Pontes
Secretário Geral Adjunto: Dr. Martinho Virgílio de Aguiar
Tesoureiro: Lucyana Vasconcelos.

A eleição será dia 26, a partir das nove da manhã e vai até às dezessete horas, na sede da OAB-Seccional de Timbaúba na "Rua do Sapo".

SAÚDE - FEIRA MUNICIPAL DE TIMBAÚBA

1ª Feira Municipal de Saúde de Timbaúba
Começa nesta terça-feira, dia 23/11/09, às 19 horas, a 1ª Feira Municipal de Saúde de Timbaúba. O evento vai até o dia 25, às 17:00 hs. Durante a programação teremos, exposiçoes, peças teatrais, palestras e uma série de explanações sobre a saúde em vários aspectos, tendo como responsáveis médicos, equipes de PSF, Secretarias e órgãos como CRAS que apresenta em seu conteúdo assuntos sobre o Bolsa Família, trabalhos de preservação ambiental, terapia com idosos, etc. NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que usará a medodologia de palestras e atividades físicas, hábitos de vida, etc.
- Durante os três dias serão apresentadas atividades diversas para deixar o povo mais consciente e exclarecido sobre várias doenças e assuntos e, em algumas doenças, iniciação de tratamento.
Apresentações musicais e teatrais serão apresentadas enfocando cada tipo tratamento, conforme o caso.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ALIANÇA

Rapaz assassinado em Caueiras.

Na noite da quinta-feira (19/11), um rapaz foi assassinado a tiros no distrito de Caueiras, no município de Aliança. A vítima foi identificada como Riberto Carlos de Almeida, conhecido como "Dedé", de idade, 23 anos. De acordo com informações obtidas, dois homens encapuzados chegaram e atiraram contra Riberto. Quando os agentes chegaram, ele estava agonizando e, levado para o hospital, não resistiu e morreu. Ainda não se tem informações sobre o suspeitos do crime.


TIMBAÚBA

ACIDENTE ENVOLVE MÃE DO VICE-PREFEITO E EMPRESÁRIO

Na última quinta-feira, 19/11/2009, por volta das 17:30hs., aconteceu na BR 408, nas proximidades da Implanor, acidente entre o empresário Roberto Ozório e Sra. Marcia Veloso, mãe do Vice-Prefeito de Timbaúba, Dr. João Neto.
Não houve vítimas fatais. Foram encaminhados aos hospitais para exames de rotina, porém até agora nenhuma sequela apareceu, aguarda-se resultados, principalmente da Sra. Marcia Veloso que está no Santa Joana.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
O Sr. Roberto Ozório é empresário da área musical e proprietário da Banda Cascavel.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Projeto PIPA - começa SÁBADO 21/11


ACACT= Associação de Comunicação
Arte e Cultura de Timbaúba

“ Do chão ao Ar - Aprendizagem Escolar”

A ACACT em parceria com a Prefeitura Municipal de Timbaúba realizam o Projeto PIPA. Ano III, que será nos dias 20 e 21 de Novembro na Escola Ana Eufrásia, evento esse que vem sendo realizado com sucesso, nosso objetivo é a orientação e conhecimento dos perigos quando se solta Pipa em lugares proibidos. Saber qual sua influência na Aprendizagem Escolar como na Arte, Matemática História e Geografia. No dia 20, sábado abertura com ginástica, palestras e testemunhos, em seguida facilitadores ensinam como se fazer Pipa, e nas salas, oficinas com professores. Domingo, dia 21, no Estádio Municipal o concurso onde um Jurado Composto por pessoas de nossa sociedade, julgarão as Pipas participantes e as 3 (três) primeiras de cada faixa etária levarão medalha concedidas pela organização. As inscrições serão feitas nos colégios e na sede da ACACT em Timbaubinha.

"Agradecemos a Prefeitura, A direção do Ana Eufrásia, a Coordenadora: Edna e os Professores do Projovem, Secretária da Assistência Social Vânia.
As faixas-etárias serão distribuídas: Mirim 7 a 12, Infantil 13 a 16 e Juvenil 17 a 25 anos. Participe!!".

Prefeitos - cotas do FPM 2010


REUNIÃO SEGUNDA 23 EM TIMBAÚBA

Na segunda-feira próxima, 23, será realizada reunião com os prefeitos dos municípios da zona da mata seca, específicamente, Timbaúba, Aliança, Nazaré da Mata, Macaparana, São Vicente Férrer, Ferreiros, Camutanga, Natuba e Juripiranga.

A reunião terá como objetivo trazer ao conhecimento dos Srs. Prefeitos os prováveis coeficientes e as cotas do FPM para o exercício 2010.

Nesta segunda-feira, dia 23, às 14 horas, nos salões da Prefeitura de Timbaúba.

O convite é do Sr. Rogério Cavalcanti de Brito, Presidente da Fundação dos Municípios do Norte e Nordeste do Brasil.

CRIME - FERREIROS

Policial é morto a tiros em Ferreiros

Na quarta-feira 18/11/2009

Dois homens assassinaram, com cinco tiros, o policial militar Josinaldo Luciano da Silva, 46 anos, mais conhecido como "Cabo Nino", em frente à casa onde ele morava, na rua São Vicente de Paula, centro da cidade.

O Batalhão de Nazaré da Mata encaminhou um reforço de policiamento para ajudar nas investigações e tentar localizar os suspeitos pelo crime, que fugiram em uma moto. A vítima chegou a ser levada para o hospital local, mas já chegou à unidade de saúde sem vida.

O crime chocou a população de Ferreiros e região.


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Festival CANAVIAL 2009

DE 20 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO
VICÊNCIAGOIANAALIANÇACONDADONAZARÉ DA MATA


Shows, oficinas, aula-espetáculos, seminários e roda de mestres. Encontros de Caboclinhos Maracatus e Coco de Roda

A região da Zona da Mata Norte do Estado - especificamente as cidades de Nazaré da Mata, Vicência, Goiana, Condado e Aliança – reunirá entre 20 de novembro e 5 de dezembro toda a riqueza cultural local no Festival Canavial 2009. Uma programação diversificada que abrangerá música como o Lançamento dos CD´s Maracatu Atômico – Kaosnavial de Jorge Mautner e o Maracatu Estrela de Ouro e Pretinhas do Congo de Goiana; danças com os encontros de coco de rodas, maracatus e caboclinhos; oficinas, aulas-espetáculo e seminários de formação de cultura popular, e o projeto itinerante Caminhos do Canavial (uma espécie de ônibus-biblioteca, devidamente padronizado, onde educadores levarão o fomento á leitura para onde não se tem acesso à leitura, a exemplo de engenhos, assentamentos e comunidades rurais).

“O festival tem acima de tudo, um cunho educacional, com uma programação diversificada montada na maioria das vezes dentro do próprio canavial”, diz um dos organizadores do projeto, o produtor cultural Afonso Oliveira. A última edição do festival aconteceu em 2007, mas a atividade começou a fazer parte da cena cultural da Zona da Mata Norte em 2006. O objetivo do Festival Canavial é contribuir com a Política Cultural da região hoje integrada no Movimento Canavial, ação responsável pela existência do grande número de projetos culturais executados pelos diversos Pontos de Cultura e grupos Culturais.

“Grande parte da programação desenvolvida para o Festival Canavial se apresenta através de projetos premiados pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe, discussões, seminários, oficinas artísticas, consolidando uma política para a Zona da Mata Norte”, esclarece Afonso Oliveira. A Mata Norte vem há 15 anos expressando uma das cenas culturais mais ricas de Pernambuco.

“É hoje a região de maior produção cultural fora da Região Metropolitana e o Festival é um panorama desse movimento”, lembra Oliveira. As atrações se concentrarão em sete pontos de cultura escolhidos pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), pelas escolas públicas, praças públicas, engenhos, , distritos e sedes dos grupos culturais.

Os pontos de cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que firmam convênio com órgãos de cultura do Estado e Ministério da Cultura para articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL CANAVIAL 2009

DATA: 20 de Novembro a 05 de dezembro 2009

VICÊNCIA, GOIANA, NAZARÉ DA MATA, ALIANÇA, CONDADO


Dados de www.estreladeouro.org/divulgasção.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROJETO PIPA

ACACT

Terá lugar nos dias dia 21 e 22 o Projeto Pipa que será realizado pela ACACT. A Associação já toca este projeto há três anos e visa tirar a meninada das ruas, dando-lhes oportunidades para a vida.
O Professor Carlos Joinha está à frente e muito entusiasmado.
No próximo sábado, portanto vamos prestigiar a associação e este projeto humanitário que trará várias atrações, exposições e palestras com convidados ao evento.

TRÂNSITO - GRANDES MODIFICAÇÕES

TIMBAÚBA

Nesta segunda-feira(16/11/09), começou o curso de aperfeiçoamento dos agentes de trânsito de Timbaúba. Eles serão treinados para dar continuidade ao plano de gerenciamento dos veículos na cidade que terão nas ruas novas modificações de modo a tornar transitável o centro e adjacências. Os agentes irão dar ao condutores de veículos orientações de acordo com as novas vias da cidade conforme as placas indicarão.
Após orientações, as multas serão pra valer. Cerca de 30 agentes estão tendo treinamento para por em prática o que aprenderam, ainda no mês de dezembro.
Quem dirige é bom ir se acostumando a observar as sinalizações(muita gente se acostumou a dirigir pelo que já conhece e não observa a sinalização, usa o costume).
Segundo o responsável pela nova organização, o Capitão Ednaldo, o centro terá somente mão única e as outras ruas serão beneficiadas pelo plano que será aplicado.
O Prefeito Marinaldo Rosendo, o Capitão Ednaldo e outros secretários fizeram várias reuniões com motoristas e taxistas explicando o que ocorrerá com a nova organização do trânsito local.

IMPOSTODE RENDA - DEVOLUÇÃO


Receita Federal paga restituições nesta segunda-feira

A Receita Federal deposita, nesta segunda-feira, as restituições referentes aos exercícios de 2009 e 2008 do Imposto de Renda para mais de dois milhões de contribuintes, totalizando R$ 2 bilhões. Esse é o maior lote de restituições desde julho de 2002, quando começou a série histórica.

Para saber se terá a restituição liberada nesse lote, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146, informando o número do CPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá se dirigir ou ligar para uma das agências do Banco do Brasil ou para o ‘BB responde’ 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na página da Receita Federal na internet.

A consulta ao extrato de processamento da declaração também poderá ser feita na internet.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

COPA PERNAMBUCO

TIMBAÚBA FUTEBOL CLUB DEU VIDA A COPA PERNAMBUCO DE FUTEBOL

Segundo comentaristas, a participação do Timbaúba Futebol Club, este ano, levantou a Copa Pernambuco porque foi o time de maior expressão e destaque durante toda a realização. O time timbaubense fez uma bonita campanha e vai ser "premiado" na Chave B do Campeonato Pernambucano.
O time teve o apoio da Prefeitura Municipal, onde o Prefeito Marinaldo Rosendo como Presidente do Conselho e a participação de diversas firmas da cidade deram a maior força e o povo participou ativamente, chegando a ter o segundo maior número de torcedores em campo em todo ocampeonato, só superado pelo Santa Cruz no Arruda e com pouca diferença.
É Timbaúba de volta ao futebol profissional e com qualidade. Também é preciso dar crédito ao Presidente do Clube Roberto Peixoto(Broa) pelo esforço e dedicação à campanha futebolística realizada.

PRÓXIMOS JOGOS:

No sábado, às 15:15 jogam Timbaúba Futebol Club x Carpinense. O Timbaúba terá garantido o terceiro lugar até por empate.
O jogo do Timbaúba x Carpinense será com ingressos gratuitos e com direito a prêmios. Vários prêmios. Quem adquirir os ingresos poderá ganhar bicicletas, fogões, etc. É um incentivo para que o povo cada vez mais se ligue no nosso futebol.





No domingo, Santa Cruz x Vitória.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ALA URSA X ELAS POR ELAS

NESTA SEXTA-FEIRA
Será dia 13/11(sexta-feira) a saída do Bloco ELAS POR ELAS, sob o comando de Risalva Brandão. O bloco promete sucesso. Calcula-se mais de 3.000 Mulheres nas avenidas da cidade. Adquira o seu kit.
É o maior bloco de carnaval fora de época de Timbaúba!

Trio e Banda ALA URSA.

Se ainda não pegou o seu kit, corra! Va logo! Pode ainda ganhar um CD como brinde!

ELAS POR ELAS, O Bloco!

domingo, 8 de novembro de 2009

SANTA SEGUE NA FRENTE

Santa 3 x Timbaúba 2

MAIS GOL NO ARRUDA

Gol do Santa Cruz:

Santa 3 x Timbaúba 2

Começa segundo tempo

Santa 2 x Timbaúba 2

Termina primeiro tempo no Arruda

2 para o Timbaúba Futebol Club, 2 para o Santa Cruz

TERCEIRO GOL NO ARRUDA

Santa 2 x Timbaúba 1

TERMINA JOGO NO ARRUDA

SANTA 3 X TIMBAÚBA FUTEBOL CLUB 2





TERCEIRO GOL NO ARRUDA

Santa 2 x Timbaúba 1

NO ARRUDA

TIMBAÚBA 1 SANTA 0

Gol de Nego Pai aos 15 minutos

PRIMEIRO TEMPO 2 x 2

Santa 2 x Timbaúba F.C. 2

PENALT PARA TIMBAÚBA

GOL DO TIMBAÚBA

TIMBAÚBA 2 X SANTA 2

sábado, 7 de novembro de 2009

ELAS POR ELAS

Será dia 13 deste mês a saída do Bloco ELAS POR ELAS, sob o comando de Risalva Brandão. O bloco promete sucesso. Calcula-se mais de 3.000 Mulheres nas avenidas da cidade. Adquira o seu kit.
É o maior bloco de carnaval fora de época de Timbaúba!

Trio e Banda nas ruas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Só pra lembrar...

.


NESTE DOMINGO TEM...

SANTA CRUZ E TIMBAÚBA FUTEBOL CLUB.
Santa em primeiro lugar e Timbaúba em 2º ambos no Grupo F.

O jogo será no Arruda às 15:15hs.

Acompanhe conosco os resultados...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COLUNISTAS

.



Conversando sobre Nutrição


Desenvolver bons hábitos alimentares favorece uma vida mais saudável e equilibrada. Realizar atividades físicas diária, além de uma boa alimentação é essencial para a manutenção do peso ideal. Antes de fazer essas atividades físicas é importante alimentar-se, para não causar danos ao organismo. A melhoria desses hábitos alimentares facilita diretamente a produtividade no trabalho e na idade escolar melhora bastante a aprendizagem do aluno.
Nunca pule as refeições. Cada refeição tem seu valor para o organismo. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis por dia. fazendo todas as refeições seu organismo funciona melhor e evita certos exageros nas quantidades de alimentos.
CAFÉ DA MANHÃ-através da ingestão dos nutrientes o metabolismo do organismo volta a funcionar adequadamente, daí a importância de consumir nessa refeição nutrientes ricos em vitaminas e sais minerais (frutas); carboidratos (inhame, macaxeira, cuscuz, batata doce, banana comprida, pão, aveia, cereais) e as proteínas (ovo, leite, iogurte, queijo, castanha, ameixas).
Beba bastante líquidos durante o dia, pelo menos dois litros (seis a oito copos com 200 ml) nos intervalos das refeições.
O segredo da saúde está na boa alimentação.
Desenvolver bons hábitos alimentares favorece uma vida mais saudável e equilibrada. Realizar atividades físicas diária, além de uma boa alimentação é essencial para a manutenção do peso ideal. Antes de fazer essas atividades físicas é importante alimentar-se, para não causar danos ao organismo. A melhoria desses hábitos alimentares facilita diretamente a produtividade no trabalho e na idade escolar melhora bastante a aprendizagem do aluno.
Nunca pule as refeições. Cada refeição tem seu valor para o organismo. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis por dia. fazendo todas as refeições seu organismo funciona melhor e evita certos exageros nas quantidades de alimentos.
CAFÉ DA MANHÃ-através da ingestão dos nutrientes o metabolismo do organismo volta a funcionar adequadamente, daí a importância de consumir nessa refeição nutrientes ricos em vitaminas e sais minerais (frutas); carboidratos (inhame, macaxeira, cuscuz, batata doce, banana comprida, pão, aveia, cereais) e as proteínas (ovo, leite, iogurte, queijo, castanha, ameixas).
Beba bastante líquidos durante o dia, pelo menos dois litros (seis a oito copos com 200 ml) nos intervalos das refeições.
O segredo da saúde está na boa alimentação.






EVENTOS E DESTAQUES


Finalmente o nosso Livro: Eventos e Destaques. Após 10 anos de pesquisas, visitas, estudos e conversas, o livro Eventos e Destaques, falo de grandes eventos como: Carnaval de Olinda, São João de Caruaru, Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, Vaquejada de Surubim, nosso Teatro, destacando o nosso Luiz Marinho Falcão. O Rádio e a Televisão: A figura do timbaubense Alberto Lopes.
Os Destaques: Juscelino e Brasília a Capital da Esperança, Tancredo de Almeida Neves e a sua vida pública. Senador Marcos Freire, o Recife do Frevo e das lutas Políticas, o grande Arcebispo de Olinda e Recife: D. Helder Câmara, nosso Lula Gonzaga, sua sanfona e sua simpatia etc.
Recebi o apoio total do timbaubense Deputado Federal que orgulha Timbaúba, Fernando Nascimento, nosso prezado Sabará. Casado com a Filha do grande Poeta e Professor José Cassiano de Souza.
Fernando Nascimento na Câmara dos Deputados em Brasília, sempre ocupa a tribuna para falar de coisas boas para Timbaúba, como a futura Fábrica da Unimetal e outras que para aqui virão.
Falo também das Bandas de Músicas do Interior, destacando as nossas Euterpina Comercial e a 1º de Novembro do amigo Zito Damião. Destaco ainda os misteriosos ovnis (objetos voadores não identificados).
Encerro meu comentário, falando das Bicicletas nas calçadas das ruas centrais da cidade, ali na Av. Belarmino Rodrigues, em frente a praça Jáder de Andrade, todos os dias homens pedalam suas bicicletas nas calçadas em frente as residências, causando perigo aos idosos. Senhores Responsáveis pelo trânsito, procurem tomar alguma providência, pois muita gente já foi atropelada ao sair de casa.

Nilson Perrelli.


Um trem chamado história
Lima do INPS

Mais uma vez o Brasil perde o trem da história, primeiramente foi a expulsão dos holandeses daqui do nordeste. A guisa de serem de outra religião, no caso protestantismo só fez a guerra, quando na realidade os motivos eram outros, como o grande débito contidos pelos nossos donos de engenhos, com eles os holandeses. Os conterrâneos de Maurício de Nassau aqui emprestaram enormes fortunas nas mãos dos nossos nativos para que produzissem o açúcar para que fosse levados pelos holandeses naquela época em sua fase pré-capitalista e assim vendessem pela Europa de então. Numa farsa bem armada, criou-se a união de três raças, o negro, o branco, e o indígena e unidos pela crença na religião católica puseram para fora os ricos batavos e o Recife ainda hoje ó o retrato dos trabalhos desses europeus.
Discretamente os judeus dos países baixos aportaram onde hoje está situada a cidade de Nova Iorque e lá compraram a ilha de Manhattan dando início aquela imensa riqueza que por lá existe hoje e nós ficamos com o nosso atraso que perduram atualmente por aqui. Os estudiosos falam que os holandeses não foram bons colonizadores em diversas partes do mundo, contudo os que daqui saíram provaram exatamente o contrário dessa afirmação. Sabemos que eles não deram certos na Indonésia, Suriname, parte da Àfrica do Sul onde juntaram-se aos saxões e em outras regiões. Expulsos os holandeses ficamos com os portugueses. Desta forma o Brasil perdia pela primeira vez o trem da história.




CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


Dentre as tantas análises que já realizamos neste número faremos de maneira diferente, pois é de certo que em edições anteriores foram pedidas ações culturais em nossas alusões e como merecido a notícia deve ser leal ao interesse de ambos dar-se-á a quem se devem os méritos.
Após anos de luta cultural dos diversos seguimentos da cultura local foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Timbaúba com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura a fim de atrair investimentos e reestruturar as raízes multiculturais do povo, para falar bem a verdade além das formulações feitas nesses dias 20 e 21 de outubro posso dizer que foram alguns dos dias mais culturais do ano (não desconsiderando as outras datas e comemorações), por ver a simplicidade e a modernidade intelectual -leiga unidos pela bandeira do crescimento da cultura local.
O ritmo dos cirandeiros, orquestra Pé – de – cará, dos bois de carnaval, das danças e dos folguedos fez com que os presentes recuperassem o brilho dos olhos que fora perdido na passada infância, contando principalmente com a apresentação de projetos formulados para a estruturação da pasta da cultura local e revigorados pelo comprometimento ao som do hino de nossa terra mãe.
Nesta não analisaremos, mas aplaudiremos a ação a realizada e principalmente para desejar aos delegados que dos eixos foram selecionados sorte e sucesso para atrair os investimentos junto aos instrumentos estaduais e federais de cultura. Com ações como esta o povo começa a ter esperança!!!! Parabénsssssssss!!!!!!!!!

Até...

Cleydson Monteiro





FINALMENTE , FOI RECONHECIDO
O BOI DE CARNAVAL


Timbaúba é uma cidade da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco que tem um diversificado folclore cultural. Nela está ramificado uma gama de mitos que desde sua fundação alegra seu povo, contagiando sua alegria e restaurando o seu passado; fruto de várias raças , entre elas ,os portugueses, que investiram no ramo do comércio, fazendo crescer a esperança de que um dia, aqui poderia surgir uma cidade chamada Timbaúba de Mocós.
Conversando outro dia com Maria de Metaxas, expoente máximo na cultura de nossa cidade, ela falava que Timbaúba era uma cidade multicultural e que há muito tempo atrás o bumba-meu-boi e caboclinhos tomavam as ruas da cidade nos dias de carnaval, para alegrar a população e que o boi era uma ramificação do bumba-meu-boi e não concordava muito com a cidade do boi de carnaval. Mas, deve lembrar que, antigamente o Capitão Pereira foi quem começou; subindo e descendo ladeira, ao som da corneta, puxando o boi, que dançava e fazia rodeios em volta dos adeptos. Daí a aceitação popular em torno do boi de carnaval para ser reconhecido em nossa cidade, como símbolo máximo do carnaval timbaubense.
Além dos caboclinhos e do boi, tinha os papangús, que faziam um medo tremendo às crianças e até adultos. Havia uma catirina, que andava montada numa burrica, batendo em todos que via pela frente. Agora isso tudo oriundo do bumba- meu-boi. Então, por que não considerar o boi, que é o mais versátil e forte, como o símbolo do carnaval de Timbaúba. E foi o que aconteceu através do governo do estado que, em parceria com a prefeitura municipal de Timbaúba, criou esta denominação compatível com o calendário turístico do Estado, promovendo nossa cidade como a cidade do boi de carnaval.
Mas não podemos deixar o frevo morrer e Timbaúba é a única cidade do interior do estado que tem o seu frevo próprio. Quase todos os anos gravamos músicas de carnaval, principalmente o frevo, que contagia o ambiente, fervendo os corações apaixonados dos foliões que começam no sábado e terminam na quarta- feira de cinzas, chamada de quarta-feira ingrata. E este ano já está sendo gravada a música do Gavião, novo bloco masculino da prefeitura e o frevo do boi de carnaval em ritmo do boi original com corneta. Este ano teremos um carnaval diferente: ainda mais organizado, com seus pólos de ritmos diferenciados, para todos os gostos e sem o antigo mela-mela, que gerava tantas desarmoni




Os avanços da Política de Assistência Social Brasileira
Tom Campos*


Família e comunidade são instituições básicas da vida humana. Sem elas não viveríamos em sociedade e, certamente, não teríamos civilização. Antropologia à parte, todas as pessoas — das crianças aos idosos, mulheres e homens, com deficiência ou não — possuem necessidades, maiores ou menores. Igualmente, as famílias que as formam e as comunidades que as abrigam também guardam necessidades e demandam atenção integral do Estado.
Desde 1988, a Constituição Federal situou a assistência social, ao lado da saúde e da previdência social, como política integrante do sistema brasileiro de seguridade social. Em 1993, com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a assistência social foi ordenada política pública garantidora de direitos da cidadania. Além disso, tal qual a política da saúde possui o Sistema Único de Saúde (SUS), a política de assistência social possui o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que foi implantado a partir de 2005 em todo o território nacional, assegurando vários direitos do povo brasileiro e rompendo com o clientelismo e as políticas do favor.
Essa sistemática nova faz a integração das necessidades das pessoas que são usuárias do sistema porque implanta uma larga atenção às comunidades mais vulneráveis economicamente de nossas cidades e isso é feito através de planos, programas, projetos e serviços voltados para tais comunidades, tendo as famílias como núcleos fundamentais de toda a política de assistência social, que segundo a nossa Constituição Federal, é um direito de quem dela precisar. Programas sociais que transferem renda diretamente às famílias pobres (como o Bolsa-Família) são importantes e devem ser melhor compreendidos por todos, porque são veículos capazes de potencializar novas possibilidades às pessoas usuárias.
É necessário também se ter em vista que há muitos outros serviços dentro da política de assistência social, tais quais: o acompanhamento às famílias, através de visitas e de grupos de convivência; o trabalho com as crianças; o serviço sócio-educativo com os adolescentes; o incentivo à geração de renda, através dos programas de economia solidária; o trabalho com os idosos; o apoio às mulheres; os programas de suporte aos portadores de deficiência e etc.
E há uma infinidade de ações prestadas pela importante política de assistência social brasileira que muito tem avançado nestes últimos anos.

*Tom Campos – Assistente Social 3584
CRESS 13ª região





FELIZ HOJE

Amados e amadas leitoras, tenho a impressão que muitas pessoas tem medo de ser felizes; por vezes ficam inventando desculpas, colocando o fato de não viverem felizes devido a ausência de bens materiais ou de dinheiro: também devido a circunstâncias ou a pessoas, etc.
Muito tenho insistido no óbvio: Para sermos felizes não dependemos de saúde, de dinheiro, nem de pessoas. A felicidade está dentro de nós (Lc 17,21). Conheço pessoas muito doentes que são felizes; pessoas pobres igualmente felizes. As pessoas podem contribuir em nossa felicidade, mas não podem ser as pessoas o único motivo de nossa felicidade, caso contrário, nossa felicidade se acabaria, com a ausência dessas pessoas.
Muita gente deixa de ser feliz por se preocupar demais com o dia de amanhã. O santo indiano GANDHI dizia que "se cuidamos do hoje, Deus cuidará do amanhã".
Outros são o contrário, não conseguindo viver bem HOJE porque estão demasiadamente carregados por ter sido ONTEM um dia muito ruim... Letícia Thompson, para essas pessoas eternamente magoadas pelo dia de ontem, pergunta:
"Se é verdade que a cada dia basta a sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores?"
"Há ainda os que carrregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora..."
Amados e amadas ouvintes, é preciso viver o HOJE, o Paraíso, isto é, a vida paradisíaca, aqui e agora, a "vida em abundância" que o Cristo nos fala (Jo 10,10).
Para tanto é preciso amar, plenificar o coração de amor aos outros e a Deus. Como já se disse, "a vida é um fato, viver é uma arte".
Notem, o bom, o saudável, é viver o dia de hoje. E viver com amor, com alegria, pensando nos outros; se você vive julgando as pessoas, dizia Madre Tereza de Calcutá: "Se julga as pessoas não tem tempo para amá-las..." A mesma Tereza de Calcutá também sentenciou: "Encontrei um paradoxo: "Se voce amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor".
Amados e amadas ouvintes, quantos não se perguntam: Mas qual é o caminho para a felicidade? O santo indiano Gandhi tem uma sábia resposta: "Não há um caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho".
Tal assertiva combina com o Cristo nos dizendo ser o CAMINHO, a Verdade e a Vida. Portanto, a felicidade é o Cristo (nosso Caminho). É o Cristo em nós nos pregando a fraternidade. A 'novidade' de sua Boa Nova foi exatamente dizer que o 2º mandamento é semelhante ao 1º, tornando o amor ao próximo semelhante ao amor a Deus.
Assim sendo, amados e amadas leitoras, valorizemos o 'dom da vida', vivendo-a feliz, com alegria. AMEM e comigo digam AMÉM.




ÔÔÔÔÔÔ BURRICEEEEEEEE


Na abertura da 1ª Conferência Municipal de Cultura, destacou-se a exposição de um elemento surrealista (foto anexa) Um vaqueiro (se é cultura nordestina, regional, local), travestido de toureiro espanhol. Não existe vaqueiro nordestino (usando chapéu de palha),com indumentária de toureiro espanhol e, muito menos, toureiro espanhol usando chapéu de palha, ainda mais, junto de um boi molambo (com uma cara meio boiola, se é que existe meio). Aff!!!....Tem certas coisas que só se vê na murídeofagos city (cidade de comedores de ratos.

PRÊMIO NOBEL - O Nobel da Paz para Obama caiu como uma bomba, pois ele não fez nada (até agora). Foi agraciado por bajulação e apenas por suas ditas intenções. É a primeira vez que intenção valeu alguma coisa.
Já pensou se o Lula ganhasse o Nobel da Química? Era uma autentica reação química, ia dar merda.
NOME DE LULA NA CHINA - O chinês, mestre de cerimônia da reunião do G20, apresentou o Presidente do Brasil em chinês: AGOLA VAI FALÁ O PLESIDENTI DO BLAZI, CHINHÔ SHIM – KUEN – TE – UM.
TAMO EM PONTO DE BALA - E aí liguei pra um amigo carioca e perguntei: -
“Preparados pra Olimpíada” ? Ele respondeu na bucha: - “Sim, tamo em ponto de bala”.
RIO 2016 - O Brasil já tem garantido 5 medalhas de ouro nas Olimpíadas do Rio – 2016: Assalto triplo, tiro livre em posto policial, arremesso de granada, corrida de 100 metros com bolsa de turista e corrida de revezamento com celular roubado.
FALTA DE PAU, CADEIA E BALA- O meliante do Stedile – Líder do execrável MST, afirmou que o MST não fez vandalismo na invasão de um fazenda em SP e destruir 7.000 pés de laranja, 11 tratores, roubar 45 toneladas de produtos agrícolas e sumir com 12 mil litros de diesel. Também, havia mais de 1 milhão em canos para irrigação na fazenda, de 7.286 hectares. Custa cada um, R$ 500,00, mas o MST apropriou-se e vendeu por R$ 100,00 cada, a um atravessador. Isso não é nem vandalismo é um verdadeiro ato grotesco de terrorismo. Essas coisas só acontecem em republiquetas, que o governo ao contrário de aplicar o suado e sacrificado impostos usurpados dos trabalhadores honestos em saúde, educação e segurança, apadrinha ONGs fajutas, quadrilhas e financia vândalos. Bons tempos em que os Três Poderes eram: Exército, Marinha e Aeronáutica.

MASCOTE – Ainda não foi escolhido o mascote do Timbaúba Futebol Clube. Existem algumas propostas esdrúxulas circulando pela cidade, tais como: um calango verde, um bode, um passista e até o dantesco “boi de carnaval” (na verdade, boi molambo, já que é de uma pobreza franciscana), pois alguns beócios acham e cismaram que o boi molambo (que eles chamam de boi de carnaval), é alguma coisa de 1º Mundo, que só existe aqui e que tem que ser o ícone representativo da cidade. Ninguém de sã consciência perde tempo e dinheiro pra fazer turismo em lixão ou ver lixo e molambo pinguço andante. Já dizia, Joãozinho 30 na década de 70 do século passado que: “- Povo gosta de luxo, quem gosta de lixo é intelectual”.
Já que Mocós (bairro mais antigo da cidade), tem seu nome devido ao ratinho mocó, outrora muito comum na região e Timbaúba, inclusive, é conhecida por muita gente lá fora como: TIMBAÚBA DOS MOCÓS, principalmente para diferenciar de outras
“Timbaúbas” existentes no país, por exemplo: Timbaúba dos Batistas, localizada no RGN.
A maioria das equipes do futebol brasileiro tem como mascote animais, alguns até pitorescos, tais como: Ponte Preta – uma macaca, Palmeiras – um porco, Santa Cruz – uma cobra, Cruzeiro e Campinense/PB – uma raposa, Atlético Mineiro – um galo, Náutico - um timbu, Flamengo – um urubu. Então, por que não adotar o ratinho mocó como mascote do Timbaúba Futebol Clube ? Pois além de ser um animal da região, está intimamente ligado a história da cidade. Afinal o time é da murídeofagos city.
Fica aqui a sugestão para o jornal ou algumas das rádios do município fazer uma pesquisa, enquete ou concurso para a população opinar. Desde já, meu voto é pelo RATINHO MOCÓ.
Suna
Timbaúba é uma cidade da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco que tem um diversificado folclore cultural. Nela está ramificado uma gama de mitos que desde sua fundação alegra seu povo, contagiando sua alegria e restaurando o seu passado; fruto de várias raças , entre elas ,os portugueses, que investiram no ramo do comércio, fazendo crescer a esperança de que um dia, aqui poderia surgir uma cidade chamada Timbaúba de Mocós.
Conversando outro dia com Maria de Metaxas, expoente máximo na cultura de nossa cidade, ela falava que Timbaúba era uma cidade multicultural e que há muito tempo atrás o bumba-meu-boi e caboclinhos tomavam as ruas da cidade nos dias de carnaval, para alegrar a população e que o boi era uma ramificação do bumba-meu-boi e não concordava muito com a cidade do boi de carnaval. Mas, deve lembrar que, antigamente o Capitão Pereira foi quem começou; subindo e descendo ladeira, ao som da corneta, puxando o boi, que dançava e fazia rodeios em volta dos adeptos. Daí a aceitação popular em torno do boi de carnaval para ser reconhecido em nossa cidade, como símbolo máximo do carnaval timbaubense.
Além dos caboclinhos e do boi, tinha os papangús, que faziam um medo tremendo às crianças e até adultos. Havia uma catirina, que andava montada numa burrica, batendo em todos que via pela frente. Agora isso tudo oriundo do bumba- meu-boi. Então, por que não considerar o boi, que é o mais versátil e forte, como o símbolo do carnaval de Timbaúba. E foi o que aconteceu através do governo do estado que, em parceria com a prefeitura municipal de Timbaúba, criou esta denominação compatível com o calendário turístico do Estado, promovendo nossa cidade como a cidade do boi de carnaval.
Mas não podemos deixar o frevo morrer e Timbaúba é a única cidade do interior do estado que tem o seu frevo próprio. Quase todos os anos gravamos músicas de carnaval, principalmente o frevo, que contagia o ambiente, fervendo os corações apaixonados dos foliões que começam no sábado e terminam na quarta- feira de cinzas, chamada de quarta-feira ingrata. E este ano já está sendo gravada a música do Gavião, novo bloco masculino da prefeitura e o frevo do boi de carnaval em ritmo do boi original com corneta. Este ano teremos um carnaval diferente: ainda mais organizado, com seus pólos de ritmos diferenciados, para todos os gostos e sem o antigo mela-mela, que gerava tantas desarmoni Dentre as tantas análises que já realizamos neste número faremos de maneira diferente, pois é de certo que em edições anteriores foram pedidas ações culturais em nossas alusões e como merecido a notícia deve ser leal ao interesse de ambos dar-se-á a quem se devem os méritos.
Após anos de luta cultural dos diversos seguimentos da cultura local foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Timbaúba com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura a fim de atrair investimentos e reestruturar as raízes multiculturais do povo, para falar bem a verdade além das formulações feitas nesses dias 20 e 21 de outubro posso dizer que foram alguns dos dias mais culturais do ano (não desconsiderando as outras datas e comemorações), por ver a simplicidade e a modernidade intelectual -leiga unidos pela bandeira do crescimento da cultura local.
O ritmo dos cirandeiros, orquestra Pé – de – cará, dos bois de carnaval, das danças e dos folguedos fez com que os presentes recuperassem o brilho dos olhos que fora perdido na passada infância, contando principalmente com a apresentação de projetos formulados para a estruturação da pasta da cultura local e revigorados pelo comprometimento ao som do hino de nossa terra mãe.
Nesta não analisaremos, mas aplaudiremos a ação a realizada e principalmente para desejar aos delegados que dos eixos foram selecionados sorte e sucesso para atrair os investimentos junto aos instrumentos estaduais e federais de cultura. Com ações como esta o povo começa a ter esperança!!!! Parabénsssssssss!!!!!!!!!

Até...

Cleydson Monteiro
Um trem chamado história

JORNAL DE TIMBAÚBA - EDIÇÃO 78

Para aumentar a página é só clicar na página.






















ASSALTO PROVOCA OITO HORAS SEM TELEFONE

BANCO DO BRASIL - TIMBAÚBA


Foto: Jorge

Agência é assaltada na madrugada de quarta-feira. Assaltantes deixam a cidade sem telefone das duas até às dez horas. Provavelmente para evitar disparos de alarmes ou denúncias. Arrombaram caixas eletrônicos e tentaram abrir o cofre e não conseguiram. O valor levado ainda não foi divulgado pela gerência da agência. As imediações ficaram também sem eletricidade.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

TIMBAÚBA x SANTA CRUZ


JOGO MUDA DE DATA

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) alterou o dia do duelo entre o Tricolor e o Timbaúba do sábado para o domingo, às 15h15, visando evitar possível confronto entre integrantes de torcidas organizadas coral e leonina - o Sport joga, na Ilha do Retiro, às 17h30 do sábado.
A diretoria do Santa Cruz garantiu disponibilizar 7.650 ingressos, aos preços de R$ 10 (arquibancada) e R$ 5 (sócio, estudante e idoso). Líder do grupo F, com nove pontos, três à frente do Timbaúba, o Tricolor pode assegurar classificação matemática na final da competição caso derrote a equipe do Timbaúba Futebol Club e empate em uma das duas rodadas restantes.
Gaúcho e o goleiro Jaílson, expulsos no último jogo, estão fora. Devem ser substituídos por Gilberto e Fernando Henrique. Ainda há dúvidas com o zagueiro Gonçalves para a partida. Contra o Timbaúba sofreu pancada na cabeça, e voltou a sentir dores no local durante o treino e foi submetido a uma tomografia.