VOCÊ É O VISITANTE Nº

Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro (de Timbaúba)

Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro de Timbaúba em São José do Belmonte


Belmonte recebe shows e Cavalgada à Pedra do Reino neste fim de semana

Na sexta (28) e no sábado (29) tem apresentação de Edu e Maraial, Flávio Leandro e
Alceu Valença. No domingo (30), a Cavalgada reunirá cavaleiros de toda a região

De sexta (28) a domingo (30), São José do Belmonte será opção para turismo cultural em Pernambuco. Quem passar pelo município, além de conferir shows de grandes artistas pernambucanos, participará de um verdadeiro encontro da cultura popular. Cortejos de folguedos e reisados das regiões do Sertão Central, do Pajeú, de Itaparica, Agreste Central e Mata Norte tomarão conta das ruas do centro da cidade. Uma preparação para a Cavalgada à Pedra do Reino, que fecha o final de semana reunindo cavaleiros de toda a região.

As atrações dos cortejos, que abrirão as noites deste fim de semana, são as mais variadas e vão desde o bumba meu boi de Salgueiro aos papangus de Bezerros, bacamarteiros e caretas de Triunfo, caboclinhos de Buenos Aires, coral de aboios de Serrita, mazurcas e bandas de pífano do Sertão. Os cortejos partirão da Praça da Saudade, onde está instalado o palco Pernambuco Nação Cultural, com destino à Igreja Matriz de São José. Nos dias 28 e 29, a concentração está marcada para as 19h. Já no dia 30, os cortejos iniciam mais cedo, às 5h, na saída da Cavalgada à Pedra do Reino.

PALCO - Na sexta-feira (28), no palco Pernambuco Nação Cultural, a partir das 21h, duas atrações prometem balançar São José do Belmonte: Edu e Maraial (de Maraial) e Flávio Leandro (de Bodocó) que está lançando o DVD "Forró aos Vivos". Apresentam-se, ainda, a filarmônica Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro (de Timbaúba), vencedora da seletiva de bandas da Marta Norte, e a banda Avaianas de pau (de São José do Belmonte).

No sábado (29), a partir das 21h, o público confere a apresentação da Orquestra Curica (de Goiana), que teve projeto aprovado no Funcultura em 2009; da Ciranda do Rosildo e seus Cabras da Peste (de Goiana), vencedora da seletiva de bandas da Mata Norte; e do Grupo Clã Brasil. Quem fecha a noite do sábado é o cantor Alceu Valença. Neste mesmo dia, a partir das 15h, no Estádio Carvalhão, acontece a Cavalhada Zeca Miró.

CAVALGADA - No domingo (30), quem estiver em São José do Belmonte poderá conferir a XVIII Cavalgada à Pedra do Reino. O evento, que este ano homenageia os 40 anos do Movimento Armorial, reúne cavaleiros de toda a região que percorrem 33km do centro da cidade à Serra do Catolé. A concentração da Cavalgada, promovida pela Associação Cultural Pedra do Reino, é na Igreja Matriz de São José, às 5h.

OFICINAS - No sábado (29) acontece o encerramento das oficinas institucionais, de linguagem e de formação cidadã. Foram 12 ofinas, com cerca de 250 pessoas inscritas. A maratona de capacitação teve início do dia 24 e representou o aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundarpe para atender as demandas das diferentes regiões do estado.

A programação faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central, que está inserido na política de interiorização do Governo do Estado. O objetivo é valorizar a diversidade cultural, aproximando as regiões e incentivando o desenvolvimento sustentável. Esta é a segunda etapa da temporada 2010 da maratona cultural idealizada pela Fundarpe. A primeira aconteceu na Mata Norte, em Goiana. Até dezembro, o Festival Pernambuco Nação Cultural irá passar por mais nove regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário