VOCÊ É O VISITANTE Nº

sábado, 27 de março de 2010

Ciranda de Goiana e filarmônica de Timbaúba são primeiros finalistas do Observa e Toca itinerante


Na seletiva se apresentaram as bandas Sociedade Beneficente XV de Novembro (Vicência), Macumbá (Goiana), Frevo Sanfonado Orquestra (Timbaúba), Banda Caçuá de Mangai (Goiana), Ciranda do Rosildo e Seus Cabras da Peste (Goiana), Mestre Manoel Pereira (Ferreiro), Ítalo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana) e Coco de Sebastião Grosso (Goiana).

Comissão julgadora divulgou no final da noite desta sexta-feira(26/03) os vencedores da etapa da seletiva na Mata Norte


Imprensa Fundarpe

Priscilla Buhr/ Fundarpe

Descrição da imagem

A Ciranda do Rosildo e Seus Cabras da Peste, de Goiana, é uma das vencedoras

O projeto itinerante Observa e Toca, que teve a sua primeira seletiva no Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Norte, em Goiana, anunciou no final do segundo dia de shows, nesta sexta-feira, os dois finalistas da região: a Ciranda do Rosildo e Seus Cabras da Peste (Goiana) e a Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro (Timbaúba). As duas bandas já garantiram apresentações nos próximos festivais e ainda concorrem com os finalistas das outras regiões à gravação de um DVD ao vivo na Torre Malakoff, no Recife, no final do ano.
Ao todo, foram 15 grupos da Mata Norte que subiram ao palco na Avenida Nunes Machado, em Goiana, nas noites da quinta e sexta-feira (25 e 26), e fizeram shows com um repertório entre 3 e 5 músicas, numa verdadeira mostra do que é produzido culturalmente nestes municípios. Para celebrar, o final das apresentações foi brindado com o show do cantor Josildo Sá, que cantou seus sucessos de samba de latada.
O objetivo do projeto é, além de incentivar novos talentos, reconhecer a importância de grupos mais antigos de cada região e dinamizar a cena da cultura local. O próximo passo do Observa e Toca será dado no Sertão Central, onde a seletiva ocorrerá em maio, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural em São José do Belmonte, entre dos dias 24 e 30.
FINALISTAS - Fundada em 1989, a Ciranda do Rosildo e Seus Cabras da Peste de Goiana, impressionou pelo ritmo contagiante da ciranda, mas principalmente por uni-la ao marcante trombone comandado pelo cantor. Já a Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro é uma filarmônica conquistou o público e a comissão julgadora ao apresentar composições próprias. A banda mantém, paralelamente, uma escola de ensino musical para os jovens de Timbaúba.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PAIXÃO DE CRISTO EM TIMBAÚBA

.
Nos dias 2 e 3 de abril ocorrerá a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo sob a direção do ator e teatrólogo Caetano Marinho. Segundo ele, este ano com muitas novidades proporcionadas pela diretoria de eventos, através do Sr. Pedro Rogério e com o apoio total da Prefeitura de Timbaúba, levando-se em conta o interesse e o apoio do Prefeito Marinaldo Rosendo e sua esposa Ana Alice, que após ver ano passado a grande apresentação, entusiasmou-se e deu maior incentivo.
"A grande novidade este ano é a direção de Caetano Marinho porque o Caetano esquece que está no século XXI e volta 2.010 anos atrás. -Vivencio a antiga Roma aquele momento que foi muito importante para humanidade. Novidade nos cenários feitos por Nem . Ele se superou, mudamos figurinos, trilha sonora e é ser timbaubense e mostrar um trabalho tão bonito". Trabalhamos como uma família onde todos participam com muito amor e dedicação". Disse Caetano Marinho.

Ficha Técnica:
Direção Caetano Marinho
Cenários: Nem
Ator principal no papel de Jesus Cristo: Antonioni
Local: Terminal açucareiro(estação ferroviária)
E mais dezenas de atores e figurantes


quarta-feira, 24 de março de 2010

Observa e Toca revela boa safra de bandas da Mata Norte

.

Incentivar novos talentos, reconhecer a importância de grupos mais antigos de cada região e dinamizar a cena musical local. Esses são os principais objetivos do projeto itinerante Observa e Toca, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (25 e 26, respectivamente), em Goiana, como parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Norte, na Avenida Nunes Machado. Ao todo, serão 15 shows de grupos locais e uma apresentação do cantor Josildo Sá para fechar a noite do dia 26.

De acordo com o regulamento da Seletiva da Mata Norte, os dois melhores conjuntos que se apresentarem nesses dois dias ganharão, automaticamente, o direito de tocar em uma das etapas consecutivas do Festival. Ao fim do ano, os três grupos mais bem pontuados terão direito à gravação de um DVD de um show da banda.

Nesta quinta-feira (25), a partir das 20h, sobe ao palco a banda a Sociedade Beneficente XV de Novembro, do município de Vicência. Em seguida será a vez das bandas Frevo Sanfonado Orquestra (Timbaúba), Macumbá (Goiana), Banda Caçuá de Mangai (Goiana), Ciranda do Rosildo e Seus Cabras da Peste (Goiana), Mestre Manoel Pereira (Ferreiro), Ítalo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana), Coco de Sebastião Grosso (Goiana).

Apresentam-se, na sexta, os grupos Sociedade de Cultura e Música 1º de Novembro (Timbaúba), Dizalenda (Carpina), Samba Decente (Goiana), Mahatma Costa (Camutanga), Cachimbo de Barro (Goiana), Ciranda dos Cangaceiros (Goiana), Grupo Sem Preconceito (Goiana) e o cantor Josildo Sá, cujo trabalho é baseado no forró, resgatando um ritmo típico do interior: o samba de latada.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Associação Musical Euterpina de Timbaúba. participa do Festival Pernambuco Nação Cultural


Goiana, na Mata Norte, vai viver uma semana de intensa atividade cultural, entre os dias 24 e 30 deste mês, com fóruns, shows, oficinas e palestras para todos os públicos

A partir desta quarta-feira (24), o interior de Pernambuco vai se tornar um grande palco onde atrações de todas as regiões do Estado e do País se encontram para celebrar a diversidade cultural. Seguindo a diretriz da interiorização, o Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), vem priorizando um circuito que contempla 11 municípios da Mata, Agreste e Sertão, promovendo muito mais do que aquecimento econômico, mas, sobretudo, desenvolvimento sustentável, valorizando as manifestações típicas de cada localidade.

O abre-alas dessa grande celebração é o município de Goiana, localizado na Mata Norte, conhecido como Terra dos Caboclinhos. Entre os dias 24 e 30, a cidade vai se encher de brilho com Encontro de Caboclinhos, cortejos pelas ruas do centro, Fórum Regional de Cultura e Encontro de Comunicação, shows de artistas locais e de renome nacional, e ainda a reabertura do Cine-Teatro Polytheama, totalmente reformado.

CORTEJOS – Um verdadeiro “acorda-povo”. Essa é a intenção do cortejo do sábado (27), nas ruas do centro de Goiana, que vai colocar lado a lado importantes orquestras da Mata Norte. A partir das 7h, já estarão concentradas na entrada da cidade as agremiações Clube Carnavalesco Misto Lenhadores de Goiana, Filarmônica 28 de Junho, Orquestra de Frevo Revoltosa e Orquestra Popular da Mata Norte. Todas tocando muito frevo. A partir das 16h, no mesmo local, outro arrastão, dessa vez com Orquestra Euterpina Juvenil Nazareno (conhecida como CapaBode), Bloco Caravana Andaluza, Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Maracatu Burras Vencedoras, Pretinhas do Congo de Goiana, Orquestra 22 de Novembro e Associação Musical Euterpina de Timbaúba.

VACINAÇÃO COMEÇA HOJE, SEGUNDA, PARA 13 MILHÕES DE PESSOAS

.

As principais sociedades de especialidades médicas defendem que doentes crônicos, como diabéticos e asmáticos graves, se vacinem a partir desta segunda-feira contra a gripe suína como forma de prevenir quadros severos em uma eventual segunda onda da doença neste ano.

Até sexta-feira, 13 milhões de pessoas com menos de 59 anos com esses e outros problemas de saúde devem ser imunizadas, segundo o Ministério da Saúde. Idosos doentes são o público-alvo da quarta etapa da estratégia.

"O vírus pode levar, mesmo quem está estável, a quadros drásticos", afirma Antônio de Pádua Mansur, professor livre-docente do Instituto do Coração e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Ele destaca que pessoas que sofreram um enfarte e tiveram comprometimento vascular têm especial indicação da vacina. Mas um indivíduo que tem apenas hipertensão, controlada, não.








sábado, 20 de março de 2010

Festival Pernambuco Nação Cultural 2010 começa em Goiana

.

Município da Mata Norte é a primeira parada dessa grande celebração cultural. Até dezembro, serão 11 cidades percorridas, valorizando as manifestações de cada região.

O mês de março inaugura a temporada 2010 do Festival Pernambuco Nação Cultural, um período de celebrações em todas as regiões do Estado, que tem como característica a diversidade de manifestações artísticas. A partir do dia 24 deste mês até o dia 13 de dezembro, o pernambucano contará com um cardápio cultural repleto de atrações, discussões sobre política cultural, entre outras atividades. Ao todo, haverá nada menos que 11 festivais, totalizando 75 dias de programação com oficinas, fóruns, shows, espetáculos cênicos, recitais mostras de cinema e performances artísticas.

Esse formato, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), faz parte da política de difusão cultural do Estado cujo objetivo é interiorizar as ações do Governo na área da cultura, garantindo um desenvolvimento sustentável.

E a primeira parada dessa grande celebração cultural será no município de Goiana, na Mata Norte, a terra dos caboclinhos. A festividade, com foco na cultura popular, ocorre entre os dias 24 e 30 de março. Em seguida, vem a etapa do Sertão Central, mais precisamente no município de Festival é São José do Belmonte. O local serviu de inspiração para Ariano Suassuna escrever seu romance d’A Pedra do Reino e, por isso, é lá que a festa, entre os dias 24 a 30 de maio, tem foco na Literatura. Entre as manifestações típicas, pode-se destacar a Cavalgada da Pedra do Reino e a Cavalhada.

O terceiro município a receber o Pernambuco Nação Cultural é Garanhuns, no Agreste Meridional, considerado o pólo agregador de todas as linguagens culturais e o mais importante festival cultural do Estado. É assim há 19 anos, quando foi fundado, e continua, até hoje, a reunir milhares de pessoas durante 10 dias ininterruptos. A celebração de 2010 já tem data marcada: será entre os dias 15 e 24 de julho. As cerca de 1 milhão de pessoas que visitam a Cidade das Flores nesse período já sabe o que as esperam: além de clima ameno, uma infinidade de atrações, desde shows de música erudita, instrumental e pop, até peças de teatro, mostras de cinema, recitais de poesia, espetáculos de cultura popular e performances artísticas. Tudo de graça.

O Festival Pernambuco Nação Cultural prossegue e pede parada no Sertão do Pajeú, na charmosa cidade de Triunfo, a cerca de 1.200 m acima do nível do mar. Acolhedora, a cidade recebe turistas de todas as partes do estado para festejar a tradicional Festa dos Estudantes e, em seguida, a terceira edição do Festival de Cinema de Triunfo, que ocorrem a partir do dia 23 de julho até 1º de agosto. As atividades serão realizadas em torno da temática do audiovisual.

Pesqueira, no Agreste Central, a terra do doce e da renda, terá como foco o artesanato. E é justamente a Renascença, o tipo de renda mais produzido na cidade, que empresta nome ao principal evento da região. A data da Festa da Renascença é entre 2 e 8 de agosto. No Agreste Setentrional, o Festival aporta em Taquaritinga do Norte, entre os dias 9 e 15 de agosto. É a Festa das Dálias, que concentra suas atividades na área de moda e design.

Gravatá, também no Agreste Central, vem na sequência, com a Festa da Estação, entre os dias 16 a 22 de agosto. Nessa etapa, gastronomia, artes plásticas e artesanato são destaque.

No mês de setembro, a Fundarpe convoca todos os pernambucanos a conhecerem uma das regiões mais prósperas do estado: o Sertão do São Francisco. É lá que se encontra a movimentada cidade de Petrolina, que abriga a Festa da Primavera, entre os dias 20 e 26 de setembro. Conhecida pelos vinhedos e plantações de frutas tropicais, irrigados com a água do Velho Chico, o município será brindado com várias atrações de artes cênicas.

Na Mata Sul, Palmares sedia a maratona cultural da Fundarpe, unindo o Festival Pernambuco Nação Cultural ao tradicional Forromares. De 18 a 24 daquele mês, a terra do poeta Ascenso Ferreira não terá somente a como foco literatura, mas também a música, especialmente o forró. No mês de novembro, a festa volta ao Sertão, na região de Itaparica, para, entre os dias 16 a 21, a população comemorar a Festa das Etnias. Será a ocasião para se celebrar as culturas indígena e quilombola.

E para fechar o ciclo de festividades, discussões e atividades culturais, o Festival chegará à última etapa de 2010, no município de Exu, no Sertão do Araripe, onde nasceu e foi criado o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Forró não pode faltar nessa festa, que vai de 6 a 13 de dezembro, data do aniversário de nascimento de Gonzagão. Outro ponto que merece destaque é o artesanato em couro, que também será valorizado por meio de realização de oficinas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura

.

Fundarpe divulga no site www.fundarpe.pe.gov.br os candidatos aprovados na primeira etapa da seleção do edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura /Audiovisual).

Confira os aprovados na primeira etapa do Funcultura/Audiovisual

Cento e sessenta e oito projetos foram habilitados para análise pelas comissões
Técnica e Temática e Comissão Deliberativa. Resultado final é previsto para maio

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco ( Dos 227 projetos inscritos, 168 foram considerados habilitados e serão submetidos a análise pela Comissão Técnica e Temática e pela Comissão Deliberativa. Os concorrentes que passarem na próxima fase ainda passarão por uma defesa oral, antes do resultado final do processo seletivo, previsto para maio.

Na categoria Curta-Metragem, houve 95 inscrições (66 habilitados e 29 não-habilitados). Já em Longa-Metragem foram inscritas 34 propostas, sendo habilitadas 27 delas e sete projetos não-habilitados. Na categoria Produtos para TV foram inscritas 36 propostas, sendo 26 habilitadas. Dez projetos foram inscritos na categoria Desenvolvimento do Cineclubismo (nove habilitados).

Na área de Formação, foram 24 as propostas inscritas, sendo 21 habilitadas. Difusão contou com 24 iniciativas, todas habilitadas. Por último, a categoria Pesquisa contou com quatro inscrições, todas habilitadas.

--
ACESSE
www.nacaocultural.pe.gov.br

Assessoria de Comunicação - FUNDARPE
fundarpe@gmail.com
(81) 3184.3005 / 3009
www.twitter.com/fundarpe

terça-feira, 16 de março de 2010

BANDAS DA MATA NORTE



Estúdio Ao Vivo/Observa e Toca abre inscrições para bandas da Mata Norte

Grupos da região interessados em se apresentar nos palcos do Festival Pernambuco
Nação Cultural de Goiana devem fazer inscrição de terça (16) até sexta-feira (19)

Bandas e grupos musicais da Mata Norte terão a oportunidade de participar do projeto itinerante Estúdio Ao Vivo/Observa e Toca, uma iniciativa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) que vai promover shows durante todas as fases do Festival Pernambuco Nação Cultural em 2010. As inscrições para a primeira etapa, que acontecerá em Goiana, podem ser feitas a partir desta terça-feira (16) e vai até a sexta (19). Após análise, será divulgada a relação dos selecionados, que farão shows entre os dias 24 e 30 de março.

Estarão aptas a participar do processo seletivo pessoas físicas e jurídicas dos municípios de Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Itaquitinga, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. O regulamento estará disponível para download no site www.fundarpe.pe.gov.br a partir da terça (16). Já as inscrições, terão de ser feitas pessoalmente, no horário das 8h às 15h, em um dos seguintes postos: na Torre Malakoff, no Recife; e Secretaria de Educação e Cultura de Aliança e na Secretaria de Cultura de Goiana, na Mata Norte.

Uma comissão formada por representantes da Fundarpe, da Comissão Regional da Mata Norte, da Comissão Seterial Metropolitana e do Ministério da Cultura se reunirá no dia 20 de março para analisar as propostas. Ao todo, o Estúdio Ao Vivo/Observa e Toca vai promover shows com 15 bandas, sendo que as duas melhores também tocarão em outras etapas do Festival Pernambuco Nação Cultural. Ao final do projeto, os três grupos mais bem pontuados do ano inteiro terão direito a uma gravação de um DVD nos moldes do Estúdio Ao Vivo/Observa e Toca.

sábado, 13 de março de 2010

Futebol Pernambucano & Interior

.

TIMBAÚBA FUTEBOL CLUB
Começa dia 9 de maio a disputa da A2 do Estadual, onde 14 equipes disputarão o acesso à elite do Futebol Pernambucano.
O TIMBAÚBA FUTEBOL CLUB vai estar no meio juntamente com América, Íbis, Ferroviário do Cabo, Flamengo de Arcoverde, 1º de Maio, Barreiros, Petrolina, Carpinense, Decisão, Belo Jardim, Olinda, Pesqueira e Centro Limoeirense.

quinta-feira, 11 de março de 2010

JORNAL DE TIMBAÚBA - EDIÇÃO FEVEREIRO 2010

PARA AUMENTAR, É SÓ CLICAR EM CIMA DA PÁGINA. PARA LER MELHOR PROCURE NA BANCA DE REVISTA DA CIDADE(JÚLIO ALFREDO), À PRAÇA JOÃO FERREIRA LIMA.
.
PRIMEIRO CADERNO






.
SEGUNDO CADERNO
.